sábado, 6 de setembro de 2008

ceia de Ramadã ....

Durante o Ramadã, ceiamos com frequência na casa da minha cunhada. A família do maridoco quebra seu jejum diário matando a sede com um belo copo de água, em seguida saboreiam algumas tâmaras recheadas com manteiga acompanhadas de um copo de leite. A mesa é sempre bem farta .... Ontem jantamos lá e de entrada a Naila serviu Sopa d'orge (grão tunisiano), salada e como prato principal kafteji. A sobremesa ficou por minha conta .... algo simples mas que agrada muito à família de tunisianos: bolo de cenoura com uma xícara de café.
Durante o ramadã o jejum se inicia com a alvorada e termina com o pôr-do-sol. Na geladeira aqui de casa e também na casa da cunhada, temos um calendário com as datas e horários para começar a ceia. Na sexta, por exemplo, o jejum foi quebrado às 19h27. Algumas pessoas se levantam antes da alvorada para tomar o café da manhã .... de madrugada mesmo ...... Outras só para beber um copo de água antes de enfrentar uma jornada de jejum. Minha sobrinha de 12 anos iniciou seu primeiro ano de Ramadã. Ela respeitta direitinho e me disse que sente falta mesmo é de beber água. Ramadã mabrouk .....

foto: porta tunisianana na cor amarela, na capital Tunis. É mais comum encontrarmos portas de cor azul. Reparem quantos detalhes na porta.....com certeza uma família com posses.

10 comentários:

mamaeuquerobolos disse...

Oi Fa!
Acho incrivel como as tradições religiosas são mantidas, mesmo as crianças fazem o Ramadã,( em Portugal dizemos ramadão não sei se esta correcto?)
E você tambem faz o Ramadã?
Beijinhos
Bom Ramadã para vocês!!
P:S A porta é linda!!!!

Helena disse...

Conheço essa sopa é optima!
Bonito o detalhe da porta.
Bj

Natércia Ramalho disse...

Fabricia que saudades eu tive do meu tempo de juventude...pois tive muito boas festinhas com pessoas minhas amigas que perteciam a essa igreja! No Largo do Rato em Lisboa!!!Uma das religiões que eu melhor conheço...onde uma noite eu tive até ás 5 da manham pois é aquele dia que não se pode andar de carro conheço muitas e muitas tradiçãos...mas eu adorava tinha sempre muitas festas. Um bjo Natércia...

Manuela © disse...

Ramadan Mubarak :)

ameixa seca disse...

Eu não sei como aguentaria o jejum... petisqueira como sou, seria muito difícil não cair para o lado com fome. Mas sabendo que poderia comer essas delícias à ceia... seria menos complicado :)

Pitadasdilu disse...

Muito legal você dividir com a gente as tradições daí.
A porta é super diferente, muito bonita.
Bjos, Lú.

Axly disse...

Sou fascinada por esses rituais religiosos ou tradicionais.
Lógico, sou contra as coisas bizarras e tals.
Essa porta é linda, cheia de detalhes^^
Kisss!

Agdah disse...

Uma coisa que sempre me intriga é que vc prepara carne de porco...

Valentina disse...

Fabricia, que linda porta. Quanto ao ramadã, tenho muitos amigos aqui que se engajam também. Acho incrível o commitment.Adorei 'espiar' um pouco num dia de rotina da tua família.

Nysa disse...

parece-me que no ramadao as pessoas ainda comem coisas melhores ;-) como também li no blog da cozinha turca da lídia.
a porta é linda!