quinta-feira, 18 de setembro de 2008

le lemon curd .....

Adoro lemon curd ...... faço tanta coisa com ele. Adoro servir como acompanhamento para bolos, como recheio de tortas, com crêpe, puro, como cobertura .... tão azedinho e saboroso..... Já faz um tempinho que coloquei em prática essa receitoca de lemon curd e adorei. Receita aprovada e devorada ..... E vamos ao lemon curd....
Lemon curd
- 80 g de sumo de limão (mais ou menos dois limões) ...
- zeste (casca) de meio limão ... (raladinha)
- 125 g de açúcar
- 4 gemas de ovo (sem nenum traço de clara)
- 60 g de manteiga
1- Bater as gemas numa tigela. Em seguida, coar as gemas usando uma peneira bem fina. Eu prefiro coar diretamente para uma panela .... pois vai para o fogo em seguida.
2- Incorporar o sumo de limão e o açúcar. Levar à mistura ao fogo médio e mexer com uma colher de pau durante 5 à 10 minutos. Passar a colher nas bordas da panela para não deixar nada grudadinho na lateral.
3- Para verificar se o lemon curd está bom é só passar o dedo na colher de pau e verificar se deixamos um traço bem visível..... se estiver bem visível significa que o lemon curd está no ponto. Retirar do fogo. O creme vai continuar engrossando até esfriar.
4 - Fora do fogo, incorporar a zeste de limão e a manteiga cortada em cubos. Transferir o lemon curd para outro recipiente e deixar esfriar. Quando estiver frio é só colocar num vidro e fechar bem. Essa receita se conserva durante duas semanas na geladeira....mas dúvido que vai sobrar até lá.

15 comentários:

Anônimo disse...

Fá, o que é zeste de limão? Preciso colocar em prática esta receita, parece deliciosa! bjs, soeur

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Fa...nunca fiz, mas fiquei super curiosa...porque adoro sabores cítricos...o seu muffin cítrico que eu sempre faço é um dos meus preferidos..
Para que mais vc usa além dos acompanhamentos de bolo?
Vou fazer...mas acho que de limão siciliano...que é minha paixão, você já tentou?
Beijos

Odete disse...

Muito bom mesmo. Faz tempo que nao faco.Agora deu vontade.

bjs

mamaeuquerobolos disse...

Fá , estou para fazer lemon crud a um tempão mas nunca saiu pode ser com o teu post que ganhe coragem!!!
Beijinhos
Bom fim de semana!!

Eli disse...

Eu também não sei o que zeste de limão? E imagino que o sumo seja o suco estou certa?! Eu ainda não provei o lemon curd mas sou bastante curiosa. hehehe

Fabrícia disse...

Ana e Lica...zeste é a casca. Em português falo casca mesmo?

Fer não resisti e respondi lá no Sabor.

Odete tb adoro.

Susana faz que você vai querer mais e mais ....

Nani disse...

Amei a sugestão!

spritof disse...

tem um ar bastante apetitoso...
...vou experimentar!

Danielle disse...

nao entendi o que é isso fabricia...é como um recheio?
bjs dani

Noémia disse...

Deve ser delicioso, vou experimentar de certeza pois limão é o que não falta cá por casa!

Ana Canuto disse...

Não conhecia esse tal de curd !!!
Adorei pra recheio de bolo....ainda mais aqui que o povo gosta de tudo doce melado, ele deve "quebrar' um pouco. Muito bom.
beijos pra vocês.

Silvinha disse...

Adorei a receita! P/ rechear um pão-de-lo branquinho e macio, e cobrir apenas com açucar de confeiteiro... hummmm

Beijo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!!! Que bom que deve ser! Comi lemon curd só uma vez, e vi que ele pode ser feito com limão siciliano...
Uma pergunta: Vc acha que dá para usar como recehio de bolo e ficar uns dois dias fora da geladeira????

Beijinhos!!!!!

Laurinha disse...

Assim como a nutella, combina muito bem com uma colher, né não! :DD
Beijinhos

Suzana disse...

Fiz lemon curd esta semana e em minha casa também nunca sobra tanto tempo!

Bj