terça-feira, 29 de abril de 2008

beterrabas ......

Não sou fã incondicional de beterrabas mas adoro prepará-las. São tenras, suculentas, levemente adocicadas e a cor me fascina...... As folhas da beterraba são super saborosas, adoro ... tive a sorte de encontrar algumas neste domingo no Bonanza.
O talentoso Ricardo Larrivée, na sua revista edição especial do mês de abril dá algumas dicas de como plantar beterrabas ..... E vamos as dicas:
Aqui na província de Quebec, as beterrabas começam à serem cultivadas no ínicio de maio, quando a terra está mais quente e a neve derreteu. Podemos colher as beterrabas 50 à 60 dias após o plantio. Algumas variedades podem ser colhidas já no início de julho. O local escolhido para plantar as beterrabas não pode ter pedras. Elas devem ser plantadas à 5 cm de profundidade, uma semente por buraco e deixar uma distância de 5 à 10 cm entre cada uma. Toda vez que a raiz aparecer, cobrir com terra até a junção entre a raiz e as folhas. Devem ser molhadas regularmente. Um solo muito seco pode deixar as beterrabas muito doces.
As folhas podem podem ser utilizadas sempre, mas retirando apenas algumas por planta. As folhas do centro são mais tenras.....
Aqui no Quebec, as beterrabas da variedade Burpee's Golden (jaunes) são consideradas as melhores. Elas não perdem sua cor durante o cozimento, o que não é o caso das bicolores (Chiogga, Chiogga Pink ou Chioga Guardsmark). Para conservar sua aparência espetacular, podemos servi-las cruas e cortadas em finas lamelas. Outra maneira (a minha preferida) é cozinhá-las no forno durante 1h15 à 200°C. Depois de cozidas, embrulhar em papel alumínio. Evitar o cozimento na água para as bicolores. Claro que em breve receitocas supimpas ......
Todas as informações acima foram publicadas por Ricardo Larrivée, quem eu considero o Jamie Oliver da província de Quebec... Tradução livre (francês - português).

7 comentários:

Marizé disse...

Que legume tão fotogénico!

:-)

Flávia disse...

Sabe que também não sou grande fã de beterraba? Crua, raladinha, até gosto... mas se cozinhar não acho tão atrativa. Minha mãe costumava me dizer, para me convencer a comer, que tem gosto de milho cozido. :P Mas que as fotos estão lindas, estão.

Marcia disse...

Belíssima aula: as fotos então, nem se fala...

anna disse...

Adoro beterrabas, mas nunca usei as folhas, acreditas?
Vão sempre para o lixo...
Beijocas.

Mel L. Ramos Bryar disse...

eu já sou apaixonada por estas delícias e descobri que até açúcar dela tem...para mim seja crua, em conserva, refogadinha...ai que fome!bjs

Mel L. Ramos Bryar disse...

ah...esqueci de dizer...amei as informações!!!bjs

Mel L. Ramos Bryar disse...

as folhas então...são até mais saborosas em tortas ou sopas...uso todo o caule tb!!!'Nestes dois lugares é onde se concentram mais vitaminas!!!!

PS- desculpe deixar vários posts, mas o sono me impede de lembrar td que quero falar em um só!!!(rsrsrsrs)