domingo, 20 de abril de 2008

salade niçoise .....

Para o almoço de sábado com um casal de amigos e os vizinhocos, optamos por uma bela saladinha niçoise. Lendo o blog da Fer do Chucrute, me ocorreu que fazia um bom tempo que não preparávamos uma bela salada niçoise. Acredito que desde o verão passado. Não sei se seria correto chamar minha salada de niçoise já que na versão original dizem que não se deve colocar legumes cozidos. Verdade ou não, considero minha saladoca uma super niçoise ......
E vamos a saladoca .......
Os ingredientes: 2 tomates italianos, couves-de-bruxelas, vagem, ovo de codorna, algumas azeitonas, alcaparras, 2 batatas, 1 pepino, limão, sal e pimenta-do-reino.
No forno, assei as vagens e as couves-de-bruxelas (cortadas ao meio), embrulhadas no papel alumínio e regadas com azeite. Deixei no forno até ficarem macias. Em seguida, cozinhamos as batatas, cortamos em cubinhos e misturamos com 1 lata de atum, alcaparras tunisianas, regamos azeite e salgamos. Os tomates foram cortados em fatias e as sementes retiradas. Temperamos com sal, pimenta-do-reino e manjericão seco. Cozinhamos alguns ovos de codorna e cortamos em rodelinhas. Cortamos 1 pepino, também em rodelas e finalizamos com azeitonas tunisianas. Colocamos tudo em 2 pratos, regamos com uma vinagrete à base de azeite, sal, pimenta-do-reino, vinagre de cidra e limão. Deliciosa.....os convidados adoraram.
Os méritos da saladoca são da Gui e do maridoco que preparam tudo com muito carinho enquanto eu finalizava um molho de funghi secchi.....muito fofos.

7 comentários:

Betechef disse...

Que saladinha linda!É o tipo de comida que sempre cai bem, além de muito saudável.
Bjs!

Elvira disse...

Essa salada cheira a Verão... :-)

Beijos.

Marizé disse...

Uma super salada mesmo, em sabor, ingredientes e apresentação.

Bj

Mónica Pinto disse...

Que maravilha, aqui no norte de portugal continua a chover, mas quando ficar mais agradável, vou-me lembrar concerteza desta linda salada. Bjinhos

Laurinha disse...

Muito boooooooa!A apresentação está linda!
Beijinhos,

nieves disse...

Muy buena y apetecible tu ensalada.

Un abrazo.

Marcia disse...

Essa salada é supimpa mesmo, Fa! Vou comprar os ingredientes para fazer hoje mesmo... Bjs