segunda-feira, 28 de abril de 2008

batatinhas .....

Na imagem: batatas da variedade Grelots (as redondinhas) e Fingerlings (as compridinhas). Deliciosas ...... miam.
Na província de Quebec, as batatas começam a serem cultivadas no início de maio e estão prontas para o consumo à partir de agosto.
Para plantar em casa...informações Ricardo Larrivée:
É aconselhável plantar os tubérculos já germinados. Quando as flores aparecerem, acrescentar progressivamente de 15 à 20 cm de terra no pé da planta. Duas semanas antes da colheita, cortar os talos e deixar os tubérculos na terra. Devem ser molhadas regularmente.
Ainda segundo o Ricardo Larrivée, para conservar melhor as batatas, é necessário guardá-las num local fresco e escuro. É desaconselhável refrigerar as batatas pois o amido pode se transformar em açúcar. Também é importante evitar sacos transparentes ou de plástico. As batatas, quando expostas à luz, podem ficar esverdeadas e produzir solanine, uma substância indigesta que pode causar sérios desconfortos.

6 comentários:

Beatriz Belliard disse...

Nos plantamos batatas pela primeira vez aqui, vamos ver no que vai dar ! beijinhos

laila radice disse...

vi no programa do jamie oliver q tem a horta q qdo começam aaprecer brotos há de cubri-los para estilumar q crescam mais brotos assim nascem mais batatas!!bjs

Patricia Scarpin disse...

Essa de não guardar na geladeira é novidade para mim - obrigada, Fabrícia!

Betechef disse...

Agora já sei o porque de algumas batatas aqui de casa ficarem esverdeadas. Já sabia que não se guarda na geladeira, mas não sabia que se deve guardar no escurinho.
Adorei a dica.
Bjs!

Goreti disse...

Assim colmo a Laila vi no programa do Oliver algumas dicas na plantação de batatas, e achei incrível a facilidade que é, até dentro de sacos cheio de terra.
Não sabia desses detalhes de conservação, achei ótimo...

Beijos!!!

Ana Canuto disse...

Ah, vá plantar batatas !!!!

Olha, então essa frase não é tão ruim né...ahahaha.