segunda-feira, 7 de abril de 2008

calisson d'Aix .....

Não sou fã incondicional de doces. Sempre preferi pratos salgados e a sobremesa fica meio de lado. Sou o avesso do maridoco, que prefere doce à salgado.
Mas existem dois doces que não dispenso em hipótese alguma, que amo de paixão, que fico com a boca cheia d’água de vontade... um deles é o maravilhoso Calisson e o outro postarei amanhã..... O Calisson é delicado, suave, leve.........definitivamente me conquistou. É uma especialidade de Aix-en-Provence, cidade localizada no sul da França. Provei pela primeira vez em Les Baux de Provence .... acabei com o pacotinho num piscar de olhos de tanto que gostei. Aliás a cidade é um mimo ...... parece que parou no tempo.
Foi um doce criado especialmente para a cerimônia de casamento do rei René com Jeane de Laval. Muito se discute em relação à origem do nome Calisson. Uma das hipóteses é que o nome veio do latim “venite ad calicem”, já que é um doce abençoado para cerimônias especiais. Outra hipótese, é que durante a cerimônia de casamento do rei René, sua futura esposa que não sorria nunca, tenha adorado de tal maneira o doce que deu um grande sorriso e disse: “ce sont des câlins” (são carinhos). Daí veio o nome calisson. Essa confiserie data do século XV e sua preparação é relativamente longa.
O calisson é uma confiserie a base de açúcar, amêndoas, melão confit e possuí como base uma folha de hóstia e é coberto com o excepcional glacé royale.
Uma pena que nunca encontrei para comprar por aqui. Quando acaba minha reserva, um casal de primos do maridoco que mora em Marseille envia pelo correio. Um luxo só......
Obs: as informações foram retiradas daqui e da embalagem do produto.
Mais informações sobre o Calisson: aqui, aqui, aqui e aqui.

16 comentários:

Filipa disse...

Fabrícia quando vi as fotos e comecei a ler o post fiquei toda animada pois eu adoro de paixão esses docinhos e por um momento pensei que fosses postar a receita...
Fiquei triste quando vi que não :-(
Fiquei a conhecer esses doces graças à minha madrinha que vive há muitos anos em França e que sempre que cá vem ou que pode manda-me uns pactoes dessas maravilhas. Gosto tanto, são tão suaves e quase que se derretem na boca... Que vontade me deu de comer uma agora...

Beijinhos

Gourmandisebrasil disse...

Foto linda! Ah...não tem receitinha...rs
bjo,
Nina.

Luciana Macêdo disse...

Não conheço e adoraria experimentar. Realmente são um luxo.
Bjs!

laila radice disse...

q encanto!!linderrimos! e os ingredientes mto interessantes...melao confit...caramba devem ser deliciosos!bjs

Leila disse...

achei os doces lindos mas nao gosto de amendoas. Nao adianta, nao consigo gostar.
beijinhos

nieves disse...

Qué maravilla, Fabricia. Tiene que ser un regalo degustar este postre.

Un beso.

disse...

Ai ai ai...
Tbém querooooooooo...
Que delícia Fá, ainda mais com as fotos, e o texto tão bem explicadinho!
Amei!
Bjosssssss
:)

Odete disse...

Deu vontade...quase peguei umzinho.
bjs

Rê Gallo disse...

Fabrícia, seu post me fez rememorar as cidadezinhas incríveis da Provence. Estive lá há alguns anos com a minha família e me apaixonei pela região do canyon du Verdon, especialmente por Moustiers-Ste Marie. Ahhh, quero voltar lá! Agora!!!
Bjs.

Vera disse...

Vc anda impossível...só pq estou d regime? bjo

Goreti disse...

Me parecem mesmo deliciosos, delicados, imagino o sabor devido ao melão e as amendoas...Será que o correio passa aqui antes de chegar aí?

Beijos!!!

Flavinha disse...

Agora tenho mais um motivo para conhecer a França!
beijos

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Fiquei aqui babando, e não vou poder provar nem um? Sniff...
Bjs

Mel L. Ramos Bryar disse...

Amei saber sobre a história do Calisson...sou apaixonada e meio viciada nestas coisas e agora Fá, vou ter que ir atrás destes docinhos...bjs

marcelo disse...

onde posso achar calissons em sao paulo,tks marcelo cassari

Fabrícia disse...

Olá Marcelo,
Infelizmente nao sei onde pode encontrar Calisson em SP. Dê uma olhada nas padarias francesas .... talvez tenha sorte. Na França vc encontra no sul, em Aix ... no Carrefour vc acha. Abraço.