quarta-feira, 9 de abril de 2008

sanduíche de merguez ......

Fui apresentada à essa maravilha pelo maridoco na Tunísia, em 2004. Desde então, minha paixão por essa linguiça picante só aumentou. A merguez é uma linguiça apimentada que pode ser preparada à base de carne carneiro ou carne de boi. É muito popular na África do Norte mas não se sabe ao certo de qual país teria origem. Na Espanha e na França também encontramos a merguez devido à influência magrebina ali existente.
Para quem mora em Brasília fica aqui uma dica: o chef Fabien Helleu, do "Chez le petit prince" prepara merguez sob encomenda. Já provei em diversos lugares mas nenhuma se compara à do Fabien.
Na Tunísia, a merguez acompanha pratos como: o tradicional couscous tunisiano, a ojja que já falei aqui, a kafteji (que falarei em breve), em sanduíches, espetinhos ....... Podem ser grelhadas ou fritas. Sempre que vamos ao Marché Jean-Talon não resistimos e compramos um sanduíche de merguez no l'Olivier - Épicerie et Boucherie, com azeitonas e muita harissa (pimenta tunisiana em pasta). Além do sanduíche, é no l'Olivier que compro produtos tunisianos, como a harissa e todo o resto. Deliciosos......miam, miam .....
Mais informações sobre a merguez aqui e aqui.

11 comentários:

Laurinha disse...

pois é... pimentas não são comigo... acho que já disse, preciso evoluir...aos poucos...
Beijinhos,

Vera disse...

Hum delicioso e pimenta é comigo mesmo!!!!!
bjo

Ana Canuto disse...

Falou pimenta, falou comigo,,,,hehehe.
Adoro.

Beijos apimentados fofona.

Odete disse...

Sempre vejo essa linguica num mercado Persa aqui pertinho, mas nunca provei...agora com suas informacoes ja vou experimentar.
bjs

Luciana Macêdo disse...

Obrigado pela dica, vou encomendar depois te conto...aqui em casa só minha filha não gosta de pimenta...e esse sanduíche parece um que comemos em uma lanchonete entre Rio e BH...tudo de bom.
Dias atrás fui no Petit Prince comprar macarrons, estavam deliciosos, me lembrei de você.
Bjs!

Anônimo disse...

Retribuindo a visita. Hum.... adoro Merguez, há anos não como! Sabe onde tem em Sampa?

Bjos!!!

Migas disse...

A sanduiche está com cara de gostosa, mesmo! Eu alinhava numa para mim, sim! :o)

Marcia disse...

Muito interessante! Não sou muito de pimenta, mas fiquei com vontade de provar...

Iliane disse...

hummmm..que delicia deve ser êsse sanduiche apimentado que amo de paixão..adoro tudo com pimentas....que interessante..bjus

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Maria Cecilia Sant'Anna Lacerda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.