quinta-feira, 17 de abril de 2008

tajine ....

O tajine é um recipiente de barro envernizado com uma tampa cônica muito utilizado no Marrocos para cozinhar um tipo de ragoût também chamado de tajine. Também é utilizado na Tunísia e Argélia. No tajine, os alimentos cozinham lentamente no vapor, o que confere à cada prato um sabor único e um aroma maravilhoso. No Marrocos, o tajine também pode ser utilizado para conservar o pão fresquinho. Alguns tajines não podem ir ao fogo, são somente decorativos.
Antes da usar o tajine pela primeira vez, é importante seguir algumas instruções para retirar o gosto forte do barro. Assim, o tajine também será submetido ao calor, o que o impedirá de rachar quando colocado pela primeira vez no fogo, na churrasqueira ou no forno.
Instruções antes de utilizar o tajine pela primeira vez: na parte inferior do tajine, misturar uma cebola descascada e cortada, 4 cenouras também cortadas, 2 dentes de alho descascados e 1 folha de louro com 1 litro de água e 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem. Se o tajine for pequeno, é só diminuir a quantidade de água. Cobrir com a tampa cônica e levar ao forno pré-aquecido à 150°C durante 30 à 40 minutos. Retirar do forno e deixar esfriar à temperatura ambiente antes de desprezar os ingredientes e lavar bem o tajine.
Na Tunísia, o tajine é um tipo de torta com legumes, carne, ovos e também pode levar grão-de-bico. É muito saboroso e encontramos diferentes versões de receitas para o tajine tunisiano.

O charme do tajine é que podemos servir o alimento no próprio recipiente.......um luxo. Os pratos preparados no tajine podem levar de 1 à 2 horas no fogo ou no forno. Por isso, paciência é uma virtude na hora de utilizar o tajine.

As informações foram retiradas do livro "Cuisine Marrocaine", já comentado aqui e do cunhado do maridoco.

17 comentários:

laila radice disse...

os tajines sempre ficam saborosos...e esse tunisiano...deu te fominha!bjs

Leila disse...

Já salvei esse post! valeu pela dica maravilhosa. beijinhos

Beatriz Belliard disse...

lindo tajine ! tenho um que era da avo do marido, eles moraram muitos anos no Marrocos, pena que esteja rachada, so fica decorando entao, acho que ela nao deve ter seguido estas instruçoes ! bjs

Natércia Ramalho disse...

Fabricia é lindo adorei um beijo. Natércia...

Isabel (pipoka) disse...

Adoro o formato da tajine. Infelizmente, mesmo estando Portugal tão perto de Marrocos, os preços das tajines aqui são proibitivos. Quando faço receitas marroquinas uso um tacho de barro bem português! É um verdadeiro encontro de culturas!

bjs

Luciana Macêdo disse...

Que peça interessante, não conhecia. Bonita e útil.
Bjs!

Migas disse...

Boa dica! Adoro o formato desta panela marroquina! :o)

Iliane disse...

que coisa mais linda essa peça..e..numca antes havia visto!!adorei toda a sua explicação..bjus..li

Ana Canuto disse...

Tô ficando craque.
Eu sugiro que ao final das aulas, a senhora faça o sorteio de uma viagem á Tunísia.
Que tal ?

Goreti disse...

Tenho certeza que vc lembrou de mim.... MARAVILHOSO!!!!

Vera disse...

Bárbaro!!!!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Adorei a dica, tenho feito couscous marroquino com frequência, tento fazer uma adaptação, mas não é a mesma coisa. Moro no Rio, vc tem idéia de onde eu poderia encontrar um tajine por aqui?
Beijos

Fabrícia disse...

Olá Anelise,
Muito obrigada pela visita aqui no meu cantinho ... Infelizmente não faço idéai de onde poderia encontrar um tajine no Rio. Dê uma procurada em lojas marroquinas, de utensílios árabes ou atée mesmo lojas para artigos de cozinha. Sei que no Brasil é meio carinho e tenha cuidado na hora de comprar....alguns tem muito chumbo e é perigoso. Existem tajines que vão somente no forno e não no fogo.... ambos são ótimos mas aconselho um que vá ao fogo também. Espero que consiga encontrar .... Beijos para ti.

BULLYING- TODOS DIFERENTES-TODOS IGUAIS disse...

Onde encontro tajine (panela) pra comprar no Brasil?

Anônimo disse...

Comprei uma panela de tajine na Spicy do S.Leblon (RJ) semana passada. Custou R$160,00. Não é barato, mas foi a mais barata que vi por aqui. Funciona e é linda.

ROGÉRIO disse...

Acabo de comprar uma tajine e estou louco para começar a usá-la. Tenho, porém, uma dúvida. É necessário selar a carne escolhida ou basta colocá-la crua na panela, com os outros ingredientes? Se for preciso selar a carne, tenho de fazê-lo em outra panela e transferi-la para a tajine? Agradeço, de antemão, sua dica. Obrigado!