domingo, 27 de abril de 2008

salada de primavera ....

Com a chegada da primavera, a vontade de comer legumes, verduras e frutas aumenta. Nunca deixei de comer salada no inverno mas na primavera fica ainda mais saborosa. Hoje pela manhã, eu a Gui fomos ao Bonanza (aqui). Sabemos que é quase impossível andar naquele mercadinho em pleno domingo mas fomos mesmo assim. As filas eram gigantescas quando chegamos mas como gostamos de fazer tudo com calma a poeira baixou e foi bem rapidinho. Claro que teve muito esbarra esbarra, tromba tromba ...mas tudo pelo bem da culinária. Consegui encontrar folhas de beterraba com as quais farei uma formosa salada. Mas valeu a pena....saímos felizes da vida com nossa comprinha.
Lendo a revista do Ricardo Larrivée, edição especial do mês de abril, fiquei morrendo de vontade de comer uma bela salada de batatas. A receita original leva apenas batata e milho. Como estava com desejo de uma saladoca com batatas e maçã, eu e a Gui resolvemos seguir o instinto e preparar nossa versão inspirada na salada no Ricardo. Usamos batatas da variedade Fingerlings. São batatas que se parecem com dedinhos, muito saborosas e adocicadas. Em breve foto.
A salada ficou super refrescante....a cara da primavera. Perfeita para nosso almoço de domingo que também acompanhou um churrasquinho de carneiro..... o maridoco e o vizinhoco são carnívoros. Um adorável almoço de domingo ......

Vamos à saladoca ...
ingredientes: batata, peito de frango, milho, maçã, trigo em grão germinado (falei sobre ele aqui e aqui) e chicória.
Cozinhamos 12 batatas Fingerlings até ficarem bem molinhas. Esperamos esfriar, descascamos e cortamos em rodelas grossas. Colocamos num recipiente, temperamos com sal e pimenta-do-reino e reservamos.
Em seguida, temperamos 250 g peito de frango com sal e pimenta-do-reino, refogamos no azeite e desfiamos. Juntamos o frango às batatas, acrescentamos 1 lata de milho, o trigo em grão germinado (apelidados carinhosamente de "cabeludos"), 1 maçã cortada em cubinhos e algumas folhas de chicória. Misturamos tudo e regamos uma vinagrete à base de azeite, maionese e mostarda de Dijon.

Outra sugestão de vinagrete para esta salada:
- 125 ml de leite de manteiga (buttermilk*)
- 60 ml de maionese
- 1/4 de xícara de cebolinha picadinha
- 2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
Misturar tudo e salgar.
*Para fazer o buttermilk em casa: misturar 250 ml de leite com 1 colher (sopa) de vinagre ou de suco de limão. Deixar descansar por alguns minutinhos e voilà.

16 comentários:

disse...

Fá, adorei!!!
Deve ser realmente mto saborosa!!!!
Bjinhos, e boa semana!
:)

Filipa disse...

Esta salada deve ser deliciosa!!

Beijinhos

Aline Neme disse...

Hummm uma saladinha cai sempre bem!!!

bjundas

Isabel (pipoka) disse...

Está com um aspecto super apetitoso.

bjs

Cláudia disse...

Hum, adoro qualquer salada de batata e com maçã verde combina muito bem!

bjs

Luciana Macêdo disse...

Esta combinação batata e maçã é demais...também adoro.
Super deliciosa.
Bjs!

Fabi disse...

Como não gosto muito de folhas, adoro saladas assim, cheias de coisas!! O marido fica sempre nas folhas, alface e tomate! Bjos!!

edinha disse...

Que saladoca boa.
Beijinhos

laila radice disse...

humm a saladoca fiquei super interessante e apetitosa!!!bjs

Cris disse...

Assim que fica amarelinho o molho das saladas aí... me deu tanta vontade, você não imagina... mas o sabor aqui se eu fizer não será o mesmo, você já notou isso? Acho que é a maionese, ou a batata, ou o que... não sei...

Goreti disse...

Amei sua saladoca!!! Vou aproveitar que ainda tenho sementes de trigo...

Domingo passado trouxe da feira folhas de beterraba, só que antes de vir pra casa passei na sogra e esqueci as bonitas, conclusão, lá se foram minhas folhinhas...vc sabe né Fabrícia que aqui no Brasil as folhas são separadas do tubérculo e jogads fora...PODE...eu que não sou boba nem nada trago as minhas e mais um pouco.

Beijos!!!

Vera disse...

Adoro td que vc faz......simplesmente uma delícia!
Bjo

Ana Canuto disse...

Boa, muito boa.

Marcia disse...

Delícia! O Boto já está 100% recuperado? Bjs

Iliane disse...

essa salada deve ser tudo de bom..só em olhar da vontade de fazer..bjus

Mel L. Ramos Bryar disse...

Arquivada para qdo a primavera chegar...agora aqui tá um friozinho e dos bons!!!bjs