quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

uma torta de pêra bem simples (torta di pere ...) ....


A bailarina já está com 2 meses e 3 semanas. É incrível como essas fofuras se desnvolvem rápido. Fico observando as mudanças diárias, as descobertas .... o primeiro sorriso, a descoberta da mãozinha, como ela já está mais durinha, interagindo mais .... uma fofa. Ela já dobrou o peso e o tamanho desde que nasceu. Sem falar que ela é muito simpática (mãe babona ....) .... ontem no pediatra todos os bêbes choravam durante a consulta .... a nossa bailarina não .. na verdade ela ficou sorrindo para o médico .... veja se pode .... sapequinha da mamãe !!!!! Pela manhã é tão bonitinho ... ela não chora mais para chamar a mamãe ... ela fica brincando sozinha e quando ele me vê abre aquele sorriso e eu me derreto toda ...... quem resiste à um sorriso de bêbe .... Acabo de olhar ela lá no berço e está toda serelepe brincando com a mãozinha .... ehehhe.
Bom mas vamos à torta .... Procurava uma receitoca com pêra pois as pêras da nossa fruteira estavam quase à beira de um ataque de nervos ...... A eleita foi essa receitoca italiana da Elena Faita que é proprietária da famosa quinquilharia Dante aqui em Montreal e de uma pequena escola de cozinha chamada Mezza Luna. O maridoco provou e disse que estava mais ou menos .... achou que faltava açúcar. Pediu uma segunda fatia e mudou de opnião .... adorou a torta. Ele disse que como a torta é bem suave talvez não agrade à todos. A torta é mesmo bem suave e uma excelente opção para quem gosta de doce não muito doce ....
torta di pere
receita: Angela e Elena Faita
- 5 à 6 pêras maduras
- suco de 1/2 limão
- 1/2 xícara de açúcar (coloquei apenas um terço de xícara de açúcar e a torta não ficou muito doce ... bem suave)
- 2 ovos (separar a gema da clara)
- 1/2 xícara de leite
- 1/2 xícara de azeite de oliva
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- manteiga e farinha de rosca para untar

1- Descascar e cortar em pedaços as pêras. Acrescentar o suco de limão e o açúcar e misturar bem. Reservar.

2- Numa vasilha grande, bater as gemas com a ajuda de um fouet. Acrescentar a farinha e o fermento em pó. Misturar bem. Adicionar o leite, o azeite e o extrato de baunilha e misturar bem até obter uma massa lisa.

3- Acrescentar delicadamente as pêras à massa. A mistura fica bem grudentinha.

4- Bater as claras em neve e incorporar delicadamente à massa com a ajuda de uma espátula de silicone.

5- Pré-aquecer o forno à 180°C. Untar uma forma de aproximadamente 23 cm de diâmetro com manteiga e polvilhar farinha de rosca. Despejar a massa na forma e assar durante 40 à 45 minutos. ATENÇÃO ... cada forno com sua "personalidade" ... no meu levou 40 minutinhos ..... Se quiser polvilhe açúcar de confeiteiro quando a torta esfriar.

4 comentários:

Renata disse...

Ola Fabricia, cheguei ao seu blog procurando receitas de sorvete, ja que comprei uam sorveteira, mas infelizmente nos duas nao estamos nos entendendo...
Seu blog eh um sucesso, gostei bastante, seu jeitinho de contar suas aventuras gastronomicas me cativou.
E Montreal, lindissima gelada cidade...
Foi bom estar por aqui, volto em breve!
Tudo de bom,
Abraco,
Renata

Roberta disse...

fa eu imagino como deve ser receber um sorriso desses ...muito bom ne ...linda Bailarina .
humm essa torta desse ser muito boa miam miam ...
bjim

ameixa seca disse...

Gosto dos doces menos doces e adoro doces que levam fruta. São os meus favoritos. A bailarina deve estar fofíssima :)

Olívia Barros disse...

Não sou muito adepta em cozinhar, digamos que não esteja entre meus dons. Mas suas receitas me inspiram. E esta é uma delas. Vou testar para minha nadadora.
Sua bailarina tá linda.
O tempo corre tanto que quando você perceber...então fotografa tudo para ficar babando depois.
Bjo grande...Li