quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

sopa de cevada ....

Adoro sopa de cevada ... Na Tunísia a sopa de cevada é um prato típico. Além da sopa, os tunisianos também preparam couscous com cevada .... fica delicioso. Aprendi a preparar sopa de cevada com minha sogra. Agorinha mesmo acabei de devorar um pratinho de sopa de cevada bem quentinho .... Só assim para aguentar esse frio e essa neve toda. E vamos à sopa de cevada.....

Sopa de cevada

- 1/4 de cebola picadinha
- 3 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
- 250g de extrato de tomate concentrado
- 1 folha de louro
- cominho em pó à gosto
- sal e pimenta-do-reino à gosto
- harissa à gosto ou páprika em pó picante
- tabel (opcional)
- 1 xícara de grão de bico (deixar de molho de um dia para outro)
- 1 grande pedaço de carne com osso ou pedaços de músculo temperado com sal e pimenta-do-reino
- 1 xícara de cevada (os grãos de cevada tunisiana diferem um pouco daquela encontrada no Brasil. O grão tunisiano é bem miudinho....)

Refogar a cebola no azeite. Dourar a carne e adicionar o extrato de tomate. Dar uma fritadinha e acrescentar 3 l de água morna (se necessário colocar mais água). Colocar o grão de bico, a folha de louro e os temperos. Quando a carne e o grão de bico estiverem cozidos, acrescentar a cevada. Costumo deixar o fogo no médio .... A sopa estará pronta quando os grãos estiverem cozidinhos e o caldo mais grossinho. Servir com uma bela fatia de queijo .....

10 comentários:

Beatriz Belliard disse...

adorei esta sopinha,a cho que ela vai pintar por aqui hj ! bjinhos

Cinara disse...

Oi, Fabricia!! Tudo bem? Já está com as malas prontas para vir ao Brasil? Estou chateada porque não poderei ir ao encontro no dia 20, pois viajo no dia 19/12... Mas tenho certeza de que será um encontro muito gostoso e divertido, depois quero saber de *tudo*! ;o)
Boas férias, bom Natal em um 2009 maravilhoso para você e sua família!

Cláudia Marques disse...

Fabrícia, nunca comi cevada, nem sabia que se podia pôr na sopa. Quanta ignorância... Só conheço uma mistura de cevada e centeio para colocar no leite. Sempre a aprender, e olha que está mesmo com muito bom aspecto.
Bjs

Nysa disse...

que cremosa... nunca comi sopa com cevada. bem original!!! beijocas

ameixa seca disse...

Se aqui está frio e só apetecem sopas, eu imagino aí!! Mas deve estar uma paisagem lindissima :)
A sopa tem um aspecto delicioso!

Noémia disse...

Já vi várias vezes pratos e sopas com cevada. Nunca experimentei embora sinta muita curiosidade.Acho que me vou deixar tentar pela sua receita, afinal aqui também está muito frio (nada que se compare ao daí, eu sei).
Difícil vai ser encontrar cevada para cozinhar, eu acho, mas vou procurar !

Filipa disse...

Fabrícia, que bela sopinha. Está muito apetitosa e com o frio que por aqui tem feito estes pratos reconfortantes sabem muito bem. Receita guardada :)

beijinhos

Valeria disse...

Uau Fabrícia ....Esta sopa parece pra lá de ótima!!Nunca provei cevada e esta receita pra mim é uma ótima novidade!!Perfeita realmente pra esses dias frios!!
Bjs

Nani disse...

Oi!!! Fiquei sabendo que você estará por aqui, que bom! Estou aqui tricotando com Laila e Cris pra ver se consigo ir ao encontro, assim conheceremos umas a outras.
Tua sopa ficou ótima!
Beijos

Gourmandisebrasil disse...

almocei cevadinha hoje!
bjo