quarta-feira, 23 de setembro de 2009

gratinado de batata com alho-poró ...

Estamos aproveitando intensamente os produtos de outono. Na semana passada exploramos o alho-poró. Desejo de grávida é assim mesmo: não espera ... Quando tenho desejo aproveito e como até enjoar.... Não tivemos como resistir: tão lindos, enormes e que aroma .... Além de sopa, quiche, frango, também fiz esse gratinado estilo dauphinois .... muito simples e prático. O maridoco estava com desejo de gratin dauphinois.... não-grávidos também tem desejo. Acrescentei o alho-poró nas camadas e voilà .... delicioso. Acompanhou muito bem um belo filé de porco .... miam, miam.

gratinado de batata com alho-poró
- 6 batatas descascadas e cortadas em fatias bem finas (cortei com a faca mas fica mais fácil no mandolim)
- 2 talos de alho-poró cortado em rodelas
- 1 xícara de leite
- 1 xícara de creme de leite
- manteiga para untar
- sal, pimenta-do-reino e noz moscada (pó) ao gosto da clientela
- queijo parmesão ralado à gosto

Pré-aqueça o forno à 180°C. Unte bem um marinex (pirex ... qualquer ex) com a manteiga. Usei um pirex de 20 x 28 cm. Disponha em camadas: primeiramente a batata e depois o alho-poró. Tempere cada camada com sal, pimenta e noz moscada. Finalize as camadas com a batata. Regue o gratin com o leite e o creme de leite e polvilhe bastante queijo parmesão ralado. Leve ao forno durante aproximadamente 1 hora .... Cuidado: cada forno com sua personalidade .... verifique na metade do cozimento a textura dos legumes. No meu forno levou exatamente 1 hora .... Acompanhamos com carne de porco.

9 comentários:

Roberta disse...

faa amo alho poro ,logo logo vou colher os meus so falta mais um pouquinho ,eu fico anciosa pela colheita dos meus legumes sou meio apresadinha ,todo dia olho pra eles e penso vou colher ,meu marido me acalma dizendo ainda nao esta na hora,amei a receitinha nunca havia pensado num gratinado ,faco sopa de miso e grelhado .hummm vou experimentar .
bjim

Ana Carolina disse...

Fá, deu água na boca! bjs, soeur

ameixa seca disse...

O mais importante de tudo é não perderem os vossos desejos e, melhor ainda, é conseguir satisfazê-los :)
Adoro batatas e também comprei alho poró ontem mas está destinado a uma sopa :)

Isabela Tibo disse...

Que delícia! Adoro batatas em lâminas fininhas, parece que deixam o prato mais leve, né? E com alho-porró então, melhor ainda... a bailarina deve ter dado piruetas de alegria na barriga, rsrsrs.
Beijos!

Ana Paula disse...

Estou cheia de fome, e ver essas gostozuras, está me deixando louca!!!!! Parabéns pela linda barriguinha que está crescendo, bjs

nieves disse...

Hola Fabricia, en primer lugar creo entender que estás embarazada, por lo que te felicito de todo corazón, pues es una de las experiencias más gratas de la vida. Que tu embarazo lo lleves con muchísima alegría, y que todo te resulte maravilloso.
El gratinado que aquí presentas, tiene un aspecto delicioso. Cuídate mucho, y hasta pronto.

Un abrazo.

Pauli disse...

Hum! Parece muito bom. Vou tentar fazer.
Ah, fiz o sorvete de morango que vc postou. Nem preciso falar o sucesso que fez. Coloquei a receita no meu blog, que está só começando.
Bjos
www.mesadejantar.com

Carla Duclos disse...

Olá Fabrícia,

Nossa, adorei a idéia desse gratinado. Super prático e eu adoro alho-poró. :)

Abraço,

Paula Terra Semijoias disse...

Nossa que delicia...