A crabapple é uma mini-maçã perfeita para o preparo de geléias ... Ela é bem ácida e altamente rica em pectina ... Tentei devorar uma natura e confesso que é impossível .... azedinha demais da conta .... mas quando transformamos essas lindas maçãzinhas em geléia ... que maravilha. Aqui em casa ela está na mesa do café todo santo dia .... com croissant fica perfeita. As flores dessa maçã são lindas e foram escolhidas como a flor que representa a cidade de Montreal .... Acredito que seja talvez essa a flor usada para preparar o floral de Bach denominado Crab apple .... mas não tenho certeza. Na semana passada aproveitei a temporada de crabapple e preparei alguns vidrinhos de geléia para estocar .... miam, miam.geléia de crabapple
- 4 kg de maçã crabapple, cortadas ao meio, com a casca e a semente
- 9 xícaras de água fria
- 1/2 xícara de suco de limão (espremer na hora)
- 3 3/4 de xícara de açúcar
medida xícara: 250 ml
rendimento: aproximadamente 6 vidros de 250 ml
2- Forrar uma peneira ou um escorredor de macarrão com pano de algodão fino. Aquele mesmo pano de algodão usado para queijo.... parece fraldinha de bêbe. Prefiro colocar duas camadas de pano de algodão. Colocar essa peneira ou escorredor forrado em cima de uma vasilha grande ou de uma panela.. Não deixe o fundo da peneira ou do escorredor tocar o fundo da vasilha ou da panela para facilitar que o caldo escorra.
3- Despejar as maçãs na peneira e deixe escorrer durante 2 horas. Não aperte nem esmague as maçãs. Para cada xícara (250 ml) de suco obtido devemos colocar 3/4 de xícara (180 ml) de açúcar.
4- Coloque o suco obtido + o açúcar numa panela grande (fogo médio) e deixe ferver. É bom mexer até que o açúcar derreta. Depois que ferver, deixe a geléia apurar até atingir 104°C.... para saber a temperatura peça socorro para um termômetro de doces ou um termômetro desses para carne mesmo. Caso não tenha um termômetro faça o teste do pratinho: coloque um pratinho no freezer e depois de a geléia ferver pingue uma gota da geléia no prato que estava no freezer. Vire o pratinho ... se a gota não escorrer é que está no ponto. Vá retirando a espuma que se forma com uma peneira. Quando atingir a temperatura, retire do fogo e coloque em vidros devidamente esterilizados. Essa geléia não precisa de pectina pois a crabapple é altamente rica em pectina. Leva dois dias para geléia ficar firme.
obs: Se quiser conservar a geléia fora da geladeira não podemos esquecer de que o vidros devem ser muito bem esterilizados. Esse é o segredo para estocar geléia caseira por um bom tempo em casa .... Próximo post: esterilização de vidros para conservas ....

"Sou como a formiga de asas, sabe? A formiga de asas só tem um voo de viver. Passada essa breve viagem deixa tombar as asas, duas transparenciazinhas já sem uso. Desmaia no chão para ser rainha." (Mia Couto)
Estamos aproveitando intensamente os produtos de outono. Na semana passada exploramos o alho-poró. Desejo de grávida é assim mesmo: não espera ... Quando tenho desejo aproveito e como até enjoar.... Não tivemos como resistir: tão lindos, enormes e que aroma .... Além de sopa, quiche, frango, também fiz esse gratinado estilo dauphinois .... muito simples e prático. O maridoco estava com desejo de gratin dauphinois.... não-grávidos também tem desejo. Acrescentei o alho-poró nas camadas e voilà .... delicioso. Acompanhou muito bem um belo filé de porco .... miam, miam.
A casa está perfumada ...... que aroma .... adoramos .....
Hoje começa oficialmente o outono por aqui ... Hoje o dia está chuvoso ... bom para devorar alguns mirtilos (bleuet - em francês e blueberry - em inglês).
Ontem comemorou-se o 
Quinta de manhã acordei com vontade de preparar 
Estou curtindo muito minha gravidez , muito mesmo: me emociono com os chutes da pequena bailarina, contemplo cada sorriso no rosto do meu maridoco, me entusiasmo à cada consulta, vibro com cada novidade .... enfim, aproveito esses bons momentos de simplicidade que a vida nos proporciona.
"O rio é uma cobra que tem a boca na chuva e a cauda no mar" (Mia Couto)


Fácil, muito fácil, simples e delicioso ..... Esse creme cozido italiano já me salvou inúmeras vezes pela sua praticidade e pelo fato de agradar a maioria. A panna cotta é a base de creme de leite fresco, leite, açúcar, baunilha e gelatina. A gelatina pode ser substituída pelo ágar-ágar .... Pode ser servido com coulis de frutas vermelhas, caramelo, licor ...... A versão preferida da clientela aqui de casa é com polpa de maracujá .... fica divino... azedinho + doce = perfeito !!!! Essa receita me agrada muito pelo fato de levar iogurte ou leite de manteiga no lugar do leite. Miam, miam .... bom demais da conta.
"Do que me lembro jamais eu falo. Só me dá saudade o que nunca recordo. Do que vale ter memória se o que mais vivi é o que nunca se passou ?" (Mia Couto)
A samsa é um doce tunisiano enroladinho na
"A mãe é eterna, o pai é imortal." (Mia Couto)