quarta-feira, 30 de setembro de 2009

geléia de crabapple ....

A crabapple é uma mini-maçã perfeita para o preparo de geléias ... Ela é bem ácida e altamente rica em pectina ... Tentei devorar uma natura e confesso que é impossível .... azedinha demais da conta .... mas quando transformamos essas lindas maçãzinhas em geléia ... que maravilha. Aqui em casa ela está na mesa do café todo santo dia .... com croissant fica perfeita. As flores dessa maçã são lindas e foram escolhidas como a flor que representa a cidade de Montreal .... Acredito que seja talvez essa a flor usada para preparar o floral de Bach denominado Crab apple .... mas não tenho certeza. Na semana passada aproveitei a temporada de crabapple e preparei alguns vidrinhos de geléia para estocar .... miam, miam.

geléia de crabapple
- 4 kg de maçã crabapple, cortadas ao meio, com a casca e a semente
- 9 xícaras de água fria
- 1/2 xícara de suco de limão (espremer na hora)
- 3 3/4 de xícara de açúcar

medida xícara: 250 ml
rendimento: aproximadamente 6 vidros de 250 ml
1- Numa panela bem grande, colocar as maçãs, o limão e a água. Deixar ferver. Quando ferver, diminuir o fogo e deixar apurando durante 30 minutos sem tampar.

2- Forrar uma peneira ou um escorredor de macarrão com pano de algodão fino. Aquele mesmo pano de algodão usado para queijo.... parece fraldinha de bêbe. Prefiro colocar duas camadas de pano de algodão. Colocar essa peneira ou escorredor forrado em cima de uma vasilha grande ou de uma panela.. Não deixe o fundo da peneira ou do escorredor tocar o fundo da vasilha ou da panela para facilitar que o caldo escorra.

3- Despejar as maçãs na peneira e deixe escorrer durante 2 horas. Não aperte nem esmague as maçãs. Para cada xícara (250 ml) de suco obtido devemos colocar 3/4 de xícara (180 ml) de açúcar.

4- Coloque o suco obtido + o açúcar numa panela grande (fogo médio) e deixe ferver. É bom mexer até que o açúcar derreta. Depois que ferver, deixe a geléia apurar até atingir 104°C.... para saber a temperatura peça socorro para um termômetro de doces ou um termômetro desses para carne mesmo. Caso não tenha um termômetro faça o teste do pratinho: coloque um pratinho no freezer e depois de a geléia ferver pingue uma gota da geléia no prato que estava no freezer. Vire o pratinho ... se a gota não escorrer é que está no ponto. Vá retirando a espuma que se forma com uma peneira. Quando atingir a temperatura, retire do fogo e coloque em vidros devidamente esterilizados. Essa geléia não precisa de pectina pois a crabapple é altamente rica em pectina. Leva dois dias para geléia ficar firme.

obs: Se quiser conservar a geléia fora da geladeira não podemos esquecer de que o vidros devem ser muito bem esterilizados. Esse é o segredo para estocar geléia caseira por um bom tempo em casa .... Próximo post: esterilização de vidros para conservas ....

11 comentários:

Carol disse...

Adorei... como não tem isso por aqui... fizemos geléia de jabuticaba... o pé que tem lá em casa está repleto!!!!!
Bjos, bom fds

Cunhadoca disse...

Que delícia!!!!!!!

angela disse...

que coisa boa!! bjs

Pauli disse...

Hummmm!
Deve ficar muito bom mesmo.

Clau disse...

Fá que delícia, aqui em casa guardamos geléia de amora por até um ano...

Beijoca

Roberta disse...

fa lindas ne adoro sera que sao as mesmas daqui ,por que aqui elas sao super docinhas .
geleia dever ser delicosa ne
miam miam rsrsrsrs

Roberta disse...

faa queria te pedir um favor claro so se for possivel ok ,sabe akele seu porta bolo ( sera que e assim que se fala? ) aquele que vc colocou a charlote no seu aniversario ,branco e verde,eu queria uma foto delel ,se nao for pedir muito , sabe pra que? eu estou fazendo curso de ceramica e gostaria de fazer um desses .obrigado desculpa encomodar .
bjim

Lili disse...

Fabrícia,

Não sei se voltei ou se vinho me trouxe! Adorei as formigas aladas! Que bom que vc não perdeu a mão e nem a lente. Passe por lá, Lili do Farnel.

ameixa seca disse...

Fica com uma cor fabulosa :)

Nereime disse...

Bem que eu tinha imaginado...lá vem novidade !!!
bjs

Simone Izumi disse...

fazoquissima...que loucura essas maças diminutas!!!
lindas, parecem chaveirinhos!!!
bjocas,
si