quinta-feira, 17 de setembro de 2009

shortbread ....

Estou curtindo muito minha gravidez , muito mesmo: me emociono com os chutes da pequena bailarina, contemplo cada sorriso no rosto do meu maridoco, me entusiasmo à cada consulta, vibro com cada novidade .... enfim, aproveito esses bons momentos de simplicidade que a vida nos proporciona.
Pensando em simplicidade que decidi fazer shortbread para os lanches do maridoco desta semana. O shortbread além de fácil é perfeito para acompanhar uma xícara de café ou de chá. Esse delicioso biscoitinho é de origem escocesa mas também é muito popular em outros países. É a base de açúcar, manteiga e farinha. Nesta receita usei farinha de trigo mas existem receitas que também levam amido de milho ou farinha de arroz. Depende da clientela .... O formato: pode ser redondinho, compridinho ou do jeito que preparei, cortato em fatias como uma torta. Para dar um sabor cítrico ao shortbread podemos adicionar raspas de limão ou laranja na massa e trocar a água pelo suco de limão ou de laranja .... É aquele tipo de biscoitinho que derrete na boca ....

shortbread
- 2 + 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1/4 colher (chá) de sal
- 1 xícara de manteiga sem sal à temperatura ambiente
- 3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
- 1 colher (sopa) de água
- 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1- Pré-aquecer o forno à 180°C. Untar bem uma forma de 28 cm de diâmetro (melhor ainda se for com fundo removível). Se quiser fazer os biscoitinhos compridinhos (retangulares) pode usar uma forma retangular ou quadrada.
2- Numa vasilha misture a farinha e o sal. Reserve.
3- Na batedeira: bater a manteiga, o açúcar e a essência de baunilha até ficar bem cremoso. Com a ajuda de uma colher de pau, incorporar os secos (farinha + sal) até obter uma massa homogênea. Sempre que preparo shortbread não resisto e misturo com as mãos ...
4- Colocar a massa na forma e ir arrumando com as mãos. Tente deixar bem uniforme e liso. Pode usar uma espátula para ajudar a deixar uniforme. Com uma faca bem afiada, corte o shortbread em 8 fatias, como uma pizza. Certifique-se de que cortou até o fundo pois depois de frio não dá mais para cortar. Faça furinhos com um garfo em todo o shortbread. No caso de usar uma forma retangular ou quadrada é só cortar os biscoitos no formato retangular.
5- Asse durante aproximadamente 30 minutinhos ou até que ele esteja douradinho. Atenção para não deixar queimar .... Deixe esfriar e desenforme. Saboreie com uma xícara de café ou de chá ....
medida xícara: 250 ml
mdida colher chá: 5 ml
medida colher sopa: 15 ml

12 comentários:

Isabela Tibo disse...

A gravidez deve ser mesmo uma delícia e você está certa em aproveitar todos os momentos! Me casei há pouquinho tempo (quase quatro meses) e não quero esperar muito para engravidar, estou pensando no final do ano que vem, enquanto isso, vou acompanhando suas dicas...
Beijos para você e para a bailarina!
P.S. Adorei o shortbread! A casquinha de limão deve dar um toque especial...

Clau disse...

Fá é mesmo assim,a primeira vez que o Pedro mexeu comecei a chorar de emoção, e hj os soquinhos na minha barriga são a maior alegria!

E vc Fá é uma das melhores cozinheiras... maridoco deve ter adorado tanto carinho!

Um beijinho

Clau disse...

Fá vc como uma gravidinha linda que com certeza preocupa-se com tudo que está comendo no momento, gostaria de te fazer algumas perguntinhas:

-Você toma café preto ou com leite?? E leite com nescau??
Eu andei lendo tanta coisa que fiquei com medo de tomar café, acabei comprando até o descafeinado, mas não faz bem, segundo meu GO posso tomar duas xícaras de café com leite por dia, mas como tive complicações desde o ínicio achei melhor evitar, passei a tomar leite com nescau, pois não é sempre que consigo tomar leite puro.. E lendo sobre tuas receitas vc sempre fala no café ou no chá que tb amoo mas parei de tomar... então gostaria de saber se continua tomando normalmente?

Agradeço pela atenção

beijão

ameixa seca disse...

Imagino toda a emoção que vocês estão a viver, deve ser muito lindo :)
Esse shortbread só vem adoçar mais o momento, né?

Ana Carolina disse...

Louca pra ver minha sobrinha e com vontade de experimentar o biscoito. bjs, soeur

Verena disse...

Aproveite muito cada fase!!! E que ela sempre traga muita felicidade!
Nunca comi shortbread!
Deu vontade!!!
Beijos!

Liliane de Paula disse...

Parabéns pela gravidez, Fabrícia.

Gina disse...

Em estado de graça (gravidez), a vida ganha uma dimensão muito maior, um brilho especial. Amei quando estive grávida por 3 vezes.
Bom final de semana!

Carol disse...

Ah Fa.... how cute!!!!
Do jeito que vc fala dá até vontade de ficar grávida.. hahahaha.... Com certeza é algo muito especial e ainda mais com o marido do lado apoiando e babando, deve ser perfeito.. rs..
O shortbread deve ficar uma delicia mesmo, se sobrar um tempo no fds eu vou tentar e te falo no que deu!
Bjos flor!!!
Carol

Bá Maglia disse...

Muita saúde para a pequena bailarina e muita energia para o Papai e a Mamãe para acompanhar e aplaudir as piruetas da fofinha fora da barriga!
Beijos

Ismael F. Schubert disse...

Olá! Adorei seu site.
Fotos excelentes e receitas que para mim, são novidades.
Com certeza farei alguma delas. Só preciso encontrar os ingredientes. Isso que é o complicado aqui na região onde moro.

Abraços do alemão.

Iliane disse...

imagino querida..como você deve tá linda gravida..curta bem êsses indos momentos..depois você vao curtir bastante sua filha..são momentos magicos mesmo..e..a receita?eu amei..bjus...