segunda-feira, 19 de maio de 2008

bom-bocado ...

No sábado passado os vizinhocos jantaram em casa.....já é uma tradição nossos almoços quase jantares de final de semana aqui em casa......sempre alegres e animados. Vai fazer um ano que comecei os almoços-jantares e espero que dure sempre....bom demais. Estava com muita vontade de fazer lombo de porco e acompanhar com o molhinho de abacaxi e pimenta da Cris.......mas isso é assunto para o próximo post. A Gui trouxe bom-bocado para a sobremesa. A receita é do livro "Couleurs et Saveur: Les secrets d'une cuisinière brésilienne", da Ofélia Ramos Anunciato. Esse livro da Ofélia é todinho em francês, recheado de receitas tradicionais, com belíssimas fotos.....um luxo. Os bom-bocados ficaram maravilhosos....... a Gui acertou em cheio na sobremesa......perfeitos. Gostinho da terrinha .....

Bom-bocado
- 500 g de açúcar
- 1 xícara de água (250 ml)
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de queijo ralado (ela usou parmesão)
- 6 ovos ligeiramente batidos
- 3 colheres (sopa) bem cheias de farinha (peneirar a farinha)
- 6 g de fermento em pó
Manteiga para untar as forminhas.

Em uma panela, misturar o açúcar e a água e levar ao fogo médio até obter um xarope (consistência de mel). Deixar o xarope amornar e acrescentar a manteiga, o queijo, os ovos, o fermento em pó e a farinha. Mexer com uma colher de pau até obter uma mistura homogênea.
Colocar a mistura nas forminhas untadas. A Gui usou forminhas para muffins. Levar ao forno pré-aquecido à 220°C até ficar douradinho. Levou aproximadamente 15 minutinhos no forno dela. Desenformar o bom-bocado ainda quente. Agora vem a melhor parte.....comer.....miam.

21 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Acho que a única vez em que fiz bombocado foi há uns 15 anos - que lindos ficaram os teus, Fabrícia!

Filipa disse...

Adoro este doce! Ficaram lindos os da Gui, dê os meus parabéns para ela! Como sempre essa refeição deve ter sido um luxo...

Beijinhos

Vina disse...

Que lindos ficaram!! É maravilhoso ter visinhocos assim tão amorosos e espetaculares, não?!Beijocas!

Luciana Macêdo disse...

Nos finais de semana também faço almoço-jantar é bem prático sem hora, sem stress...muito bom.

Adoro bombocado mesmo sem nunca ter feito.Vou experimentar.
Bjs!

Parabéns para a Gui.

Flávia disse...

Nunca fiz bombocados, mas só de pensar já sinto cheiro de café fresquinho pra acompanhar! Gosto dele no lanche da tarde.

Fabi disse...

Adoro bom bocado!!! Esse tem gosto de saudade para mim. Minha mãe sempre fazia. Adorei a sugestão destes individuais... Lindos! Beijos!

Laurinha disse...

Que lindinhos!!!
Mande os parabéns para a vizinha!! Hummmmmmm ...Adoro!
O que eu postei tem tb coco...tb ficaram excelentes!
Beijinhos

Pitadasdilu disse...

Que saudades da Ofélia... assisti bastante os programas dela. Esses bombocados parecem deliciosos.
Fabi, passa lá no meu cantinho que deixei um mimo pra ti.
Bjos, Lú.

Isabel (pipoka) disse...

O bom-bocado brasileira é bem diferente do português (o nosso é uma espécie de torta), mas deve ser igualmente delicioso.

bjs

Marcos disse...

Amei de verdade a sua receita e a sua cozinha!Quando for grande também quero uma cozinha como a sua:Um abraço. Marcos.))

Natércia Ramalho disse...

Fabricia que maravilha a tua receitinha podes mandar um bocadinho para mim. Um beijo. Natércia...

laila radice disse...

q luxo só...receita de bobocado em frances...e o Gui arrasou nos bombocados..de-lhe os parabens!!!bjs

disse...

Eu adooooro bombocado!!!
Meu amigo sempre compra uns pra mim, que uma sra faz a anos pra ele...bem caseirinhos
são incríveis, bem molhadinhos...Mas agora vou fazer aqui, pois minha querida amiga Fá, rsrs, me deu a receita!
Eba!
Bjinhos pra vc Fá!
:o)

Eli disse...

Ficaram lindissimos!! E esse doce tem para mim uma certa nostalgia. risos

nieves disse...

Qué delicia. Tienes unas manos de oro. Es un gusto visitarte.

Un fuerte abrazo.

Gourmandisebrasil disse...

meu pai adora! ele diz que lembra a infãncia no interior...
bjo,
Nina.

Goreti disse...

Essa união tã fazendo maravilhas!!!
Parabéns Gui!

Beijos!!!

Cláudia disse...

Faz um tempão que não faço. Ai que vontade que deu. Lembra a minha infãncia, meu primo não podia ver isso que ele comia uns cinco de uma vez! Gulosinho ele!


bjs

Marcia disse...

Os bombocados ficaram lindos! O almoço deve ter sido divertidíssimo. Bj

Cris disse...

Então esta foi a sobremesa... ai, de suspirar, adoro bom-bocado...

edinha disse...

Que bolinhos deliciosos
Beijinhos