sexta-feira, 30 de maio de 2008

helbah ....

O feno-grego (fénugrec em francês e helbah em árabe) é originário da África do Norte e da bacia do mediterrâneo, e é cultivada já faz muito tempo na Ásia (Índia e China). Na Tunísia é muito comum fazer chá dos grãos secos de feno-grego. Mas colocamos apenas 1 grãozinho para quase 500 ml de água. É excelente para estimular o apetite, para dor de estômago, gripe, tosse, bronquite, colesterol ...... etc. Na cozinha pode ser utilizado em diversos pratos....... antes de usar, podemos deixar os grãos de molho na água para ficarem mais macios e saborosos. Quando utilizo o feno-grego em grãos, dou uma passadinha de leve na frigideira com um pouquinho de azeite...o perfume é maravilhoso. No Egito é muito usado na confecção de pães. Uma maneira que adoro preparar o feno-grego é deixar os grãos germinarem...uso o mesmo processo do trigo em grão, o qual já comentei aqui e aqui. Fica divino para acompanhar saladas..... Os tunisianos utilizam muito o feno-grego em grãos secos ou em pó no preparo de molhos, ragoûts, e também no preparo de uma bebida chamada Bsissa ....que adoro.
obs: o feno-grego não é recomendado durante a gestação pois os grãos podem provocar contrações uterinas......fonte e mais informações sobre o feno-grego aqui.

7 comentários:

disse...

Fáaaa, não sei c vc viu isso....mas c não, viu dá uma olhada!!!!
Eita amiga chique viu?!?
Parabéns!
Bjo Bjo
:o)

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/blog/indica.php?p=4

Nela disse...

Olá querida,sabe eu adoro aprender coisas novas,e as que vamos compartilhando são sempre bem vindas,beijinhos bom fim semana.

Eli disse...

Uma semana ausente e muita saudade vi todos os posts e não saberia dizer qual gostei mais, acho que fico com todos pois tudo que saí de suas mãos é uma verdadeira maravilha!!

Beatriz Belliard disse...

adorei saber mais cobre o fénugrec ! beijinhos

Flavinha disse...

Oi Fá.

Nunca ouvi falar nem vi estes grãoszinhos, mas adorei aprender sobre eles... E do jeito que você escreve e mostra nas fotos me deixa com muita vontade de conhecê-los "pessoalmente"!

Deixei um recadinho muito especial e de coração para você lá no meu blog! Depois você passa lá, ok?

Ah! E eu fiz a torta! Deixei um comentário na quinta... Não sei se você viu...

Beijos e bom domingo!

Nela disse...

Querida Fá,ontem domingo tive um tempinho,e fui ver seu outro blog de fotos de paisag.está lindo de morrer todos os promenores tão bem captados,adoro sabe a minha filha adora tambem fotografia,ainda ontem saímos e ela teve que levar a máquina fomos jantar junto ao mar,ela é Antropóloga,captou algumas imagens.Ela tb viu seu blog e adorou.Parabéns bjos grandes

Filipa disse...

Não conhecia estes grãos...