terça-feira, 6 de maio de 2008

folhas de brick, phyllo ou yufka .....

A yufka é uma massa folhada que foi inventada pelos turcos. São folhas bem fininhas. Na Grécia, chegaram com o nome de massa phyllo e ao norte da África foram denominadas folhas de brick. A yufka também deu origem aos strudels e vários folheados rechados, como por exemplo o mil-folhas. (informações do livro "A ponte das turquesas", Fernanda de Camargo-Moro)
A yufka, a massa phyllo e a folha de brick não são idênticas ..... uma é mais fina que a outra e tal .... mas são bem semelhantes ..... No Brasil podemos encontrar a massa phyllo ....

Na Tunísia, as folhas de brick fazem parte de inúmeros pratos. Existe até mesmo um tipo de pastel tunisiano feito à partir da folha de brick que leva o mesmo nome, Brick. É divino...recheado com batatas, atum, azeitonas, alcaparras.....delicioso. A folhas também são muito usadas na confecção de doces. Aqui em casa nunca falta na geladeira um pacote de folhas de brick.....é super versátil.

5 comentários:

Natércia Ramalho disse...

MENINA QUE MARAVILHA ADOREI UM BEIJO. NATÉRCIA...

Betechef disse...

Oi Fa!
Tenho adorado passar por aqui, estou aprendendo muitas coisas bacanas.É muito legal aprender sobre a cultura de outros países.
Bjs e muito obrigada!

Nani disse...

Que delicadeza dessa massa.
Beijos

Cris disse...

Adorei a aulinha. Faz muito tempo que não compro esta massa. Bjs!

Unknown disse...

Morro de vontade de conhecer a Turquia.
Sempre vejo blogs Turcos, mas infelizmente o tradutor do google não traduz com perfeição.

Essa massa deve ser tudo de bom! Fiquei pensando as milhares de comidinhas que podemos fazer com ela.

Grande beijo