quinta-feira, 15 de maio de 2008

sequinhos ....

Na Tunísia, secar hortelã e outras ervas é uma prática muito comum. Aprendi essa técnica com a sogrita. Ela sempre me mandava pacotes e pacotes de hortelã seco da Tunísia. Agora faço meu prórpio hortelã bem sequinho. Uso o hortelã seco para preparar o famoso chá verde com hortelã, muito apreciado na Tunísia e também para temperar carnes, saladas, etc......É sempre uma excelente saída quando não tenho o hortelã fresco em casa, ou quando o inverno rigoroso acaba por matar meu pé de hortelã.
Na semana passada, o maridoco apareceu em casa com muito hortelã e tomilho para secar..... 4 dias na sombra (de um dia ensolarado) e já estavam sequinhos. Depois é só guardar em saquinhos bem fechadinhos e no escurinho do armário para melhor conservar. Uma "belezura" como diz minha vovó Alice....

15 comentários:

Isabel (pipoka) disse...

è uma excelente sugestão....estou pensando na quantidade de vezes que desperdicei hortelã (comprei demasiada e depois não usei...) e nunca me tinha lembrado de secá-la ao sol. Infelizmente, a nossa primavera aqui está chuvosa e enevoada!

bjs

Filipa disse...

É realmente uma bela dica. Eu de vez em quando também seco as ervas e guardo, mas nem sempre me lembro.

Beijinhos e bom fim de semana!

Unknown disse...

Adorei a dica!!!
bjs

claudia disse...

Ervilhas na cozinha são sempre muito boas e nada melhor que as ter sempre à mão. !

Gourmandisebrasil disse...

A minha sogra sempre seca ervas! Muito prático!
bjo,
Nina.

anna disse...

Esta dica é super boa, pois adoro hortelã e nem sempre tenho... outras vezes tenho em excesso e acabo por deitar fora...
Obrigada e beijocas.

Cris disse...

Achei ótima esta idéia, já perdi hortelã também. Agora me deu vontade de tomar um chá com bolo! bjs e bom finde!

elisabete disse...

Bebi muito chá de menta com hortelã quando estive em Marrocos. Adoro! Não me recordo de beber na Tunisia, mas é natural porque já foi há 10 anos que estive lá.

beijinhos

Betechef disse...

Eu adoro um chazinho de hortelã.Acalma o estômago e é delicioso.Obrigada pela dica.
Bjs!

Cláudia disse...

Ótima idéia. Vou fazer isso também.
Ter um pouco das minhas ervas secas, caso alguma praga, formiga, etc, resolvam atacá-las, pois não coloco nada, são puramente orgânicas.

bjs

Goreti disse...

Sou mais uma da time que perdeu ervas , pelo simples fato de não ter aparecido antes na minha vida uma senhora de um blog chamado "Sopa Vermelha".

Brigadinha pela dicona.

Beijos!!!

laila radice disse...

um primor!!!

Anônimo disse...

Visitei o blog e fiquei super feliz em saber que pessoas como vc ajuda outros a conservar suas ervas. Podemos secar muitas outras ervas e ter sempre um pouco em casa, afinal elas são ricas em nutrientes.
Mari Santos
http://plantasmedicinaisdaamazonia.googlepages.com/

Unknown disse...

Eu pesquisei e verifiquei que não devemos lavar as ervas e nem tirar as folhas dos galhinhos para garantir uma boa secagem.... Será verdade?

Fabrícia disse...

Marta eu não lavo e prefiro secar no galho pois facilita a secagem e também o armazenamento. Minha sogra que me ensinou assim ... Hoje mesmo coloquei meu hortelã para secar ... tão aromático.
Bjs.