quinta-feira, 26 de junho de 2008

omek houreya ....

Mais uma receitoca tunisiana dando sopa aqui no Sopa. Adoro quando o maridoco prepara as gostosuras da sua terra. A omek houreya é uma salada tunisiana à base de cenoura. Não é bem o tipo de salada que conhecemos mas na Tunísia é considerada uma salada...assim como a salada méchouia. Essa receita vai especialmente para a Lud e o Luiz, que jantaram aqui em casa outro dia desses e se encantaram pela omek houreya. Deliciosa........garanto.

Omek houreya
O maridoco cozinhou 3 cenouras e deixou esfriar. Elas devem ficar bem macias. No liquidificador, ele bateu as cenouras com 1 colher (chá) bem cheia de harissa berbère, sal e pimenta-do-reino à gosto, 1 pitada cominho, 2 pitadas de tabel karouia e muito azeite da fazenda. Ele foi colocando azeite aos poucos, até formar uma pasta bem soltinha e cremosa. A harissa berbère pode ser substituída pela harissa industrializada, encontrada no Brasil. Levar à geladeira por no mínimo 2 horas antes de servir. Na Tunísia a salada é decorada com ovo cozido. Servir bem geladinha com pão pita. O maridoco serviu com pão berbére, o Khobz F'tir..... bom demais.

13 comentários:

Filipa disse...

Adoro as receitas Tunisianas que aparecem aqui no sopa. Esta salada é bem diferente mesmo mas parece deliciosa. Parabéns ao marido por mais uma bela receita.

beijinhos

Sylvia disse...

ue bom, poder estar de volta. Adoro e já estava com saudades das suas receitas maravilhosos, sou fa da cozinha tunisiana
Beijos

Tombazana disse...

Parabéns pelo seu blogue...passo sempre por aqui e sou sua fã!

Tanto sabor doce e exótico e não só...muito obrigada por partilhar tanta sabedoria. Adoro a sua maneira doce de se expressar...mais uma vez...PARABÉNS!

Muitos beijinhos

Cris disse...

Fa... Amei esta receita... eu tenho os dois ainda aqui. heheheh, uso com muita moderação para não acabar, a pasta já é mais fácil de encontrar. Flor, estou indo para nossa terra passar uns dias lá!!! Vou terça e volto na sexta, a mami vai estar lá? Queria levar os meninos para ela ver e passar um tempinho com ela. Beijinhos.

Mónica Pinto disse...

É bom quando o marido nos deixa tirar uma folga da cozinha. Gosto imenso deste tipo de receitas e adorei essa tacinha típica.
Beijinhos

Gourmandisebrasil disse...

hum...pelo menos a cenoura eu encontro fácil por aqui...rsrs
Tantos temperos e especiarias, não tem como esta sopa não ter ficado especial!
bjo,
Nina.

Isabel (pipoka) disse...

Já lhe disse que fico super contente quando vc e o seu marido fazem essas receitas da Tunísia? Eu simplesmente adoro comida tunisina e de todo o chamado "Médio Oriente".

bjs

Artsy Now! disse...

Boa receita!

Aproveito e te indico o link:
http://www.portaldoluxo.com.br/canal_gastronomia.php

Tem diversas matérias sobre Gastronomia. Dá uma passada lá!

Aproveite e se cadastre na promoção para concorrer a uma Montblanc:

http://www.portaldoluxo.com.br/cadastre-se.php

Abraço,

Priscila

Bárbara Castro disse...

Nham!
Fá!! quero comer essa delícia no natal, hein? e uma pergunta: onde encontro harissa por aqui? pão-de-açúcar? a nossa acabou e minha vida nunca mais foi a mesma! ;)
beijos

historias na cozinha disse...

nham,,,nham,,,,eu babando....rs, bom findi querida. Beijocas da cozinha, Celia.

Marizé disse...

Fabricia, adorei essa receita, isso deve ser uma delicia par apassar no pão.

Bj e bom fim de semana

edinha disse...

Uma receita bem original
Beijinho

Ludmila Carvalho disse...

Ué, o Mohamed liberou a receita de família? Vou tentar fazer igual, se não conseguir encomendarei com vocês... Leitores e leitoras do Sopa, essa salada/pasta é boa demais, podem acreditar em mim ;-)
Beijocas,
Lud